terça-feira, 27 de outubro de 2009

Óculos de realidade virtual permitem "trocar" de corpo

A sensação de sair do próprio corpo perdeu seu caráter espiritual e ganhou outro, tecnológico, em uma experiência feita por pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia. Nesta terça-feira, eles mostraram óculos de realidade virtual que faziam com que voluntários sentissem como se estivessem trocando de corpo com um manequim ou mesmo com outra pessoa.

O coordenador do projeto, Henrik Ehrsson, disse à agência AP que o interesse dos cientistas era entender por que achamos que nosso "eu" está no nosso corpo.

Este estudo foi baseado em um experimento anterior em que participantes manipulavam uma mão de borracha como se fosse sua.

A pesquisadora Valeria Petkova diz que entre 70% e 80% dos 87 voluntários sentiram fortemente a sensação de trocar de corpo.

Os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica online PLoS One. A conclusão dos cientistas é que, sob determinadas condições, uma pessoa pode perceber outro corpo como seu, mesmo que seja um corpo do sexo oposto ou artificial.

Entre as aplicações possíveis dessas descobertas, Ehrsson sugere o desenvolvimento de versões mais avançadas de mundos virtuais, por exemplo. "Isso pode levar à próxima geração de realidade virtual em jogos, com a experiência completa de ser um avatar", disse à AP.

Fonte de informações: Equipe Terra

Robert Pattinson pode divulgar Lua Nova no Brasil

As fãs brasileiras de Robert Pattinson podem começar a sonhar. Segundo o site E! Online, o astro pode vir para a América do Sul para divulgar "Lua Nova", o novo filme da saga "Crepúsculo". E como o país costuma ser passagem obrigatória no continente, é bem provável que seja incluído na turnê promocional.


De acordo com E! Online, Pattinson e o diretor do longa, Chris Weitz, começarão a divulgar "Lua Nova" no Japão, onde darão entrevista coletiva nos dias 2 e 3 de novembro. Em seguida, eles se juntarão a Kristen Stewart e Taylor Lautner em Paris, no dia 10. Os protagonistas também são esperados na Alemanha e na Austrália.


"Lua Nova" tem estreia prevista para 20 de novembro, inclusive no Brasil.

Top 10 piores cabelos do mundo do futebol

Afinal, o que se passa na cabeça do atleta ao fazer um corte tão esquisito? Alguns acabam ficando marcados mais pelas madeixas do que pela bola que jogam, outros ganham até música em homenagem à cabeleira... confira abaixo os 10 piores na opinião da publicação inglesa. Deu Brasil na cabeça!



10- Andy Carroll (Newcastle-ING) O jovem jogador estreou seu novo corte de cabelo contra o West Ham United e balançou a rede. No entanto, após tanto seus companheiros quanto os adversários caçoarem das madeixas ele resolveu voltar ao corte normal. Ficou melhor mesmo?



9- Marouane Fellaini (Everton-ING) O meia-atacante belga, que já incomodava na jogada aérea com seus 1, 94 m, ganha ainda mais altura com o tamanho da cabeleira.



8- David James (Portsmouth-ING) O veterano goleiro é um verdadeiro “mutante” do mundo da bola. Já teve cabeça raspada, tranças... mas passou do limite ao arriscar o antiquado cabelo partido ao meio e penteado para o lado. Resultado: virou motivo de piada e logo abriu mão do estilo.



7- David Beckham (Los Angeles Galaxy-EUA) Outro “mutante” de madeixas, o famoso meia inglês lançou moda várias vezes com seu corte de cabelo, mas o mowhawk de 2001 não conquistou muitos adeptos e logo foi trocado pela cabeça raspada.



6- Chris Waddle (Seleção Inglesa) Na crista da onda nos anos 1980, o ponta inglês marcou época no país com sua “crista de galo” no melhor estilo Xororó. Aposentado, o hoje comentarista de TV passou a tesoura e adotou um corte mais comportado...



5- Kevin Keegan (Seleção Inglesa) O “cabelo-poodle” de Keegan foi uma tendência nos anos 1970 e o jogador foi um dos seus representantes mais célebres na época.



4- Jason Lee (Corby Town-ING) Na época em que o tradicional Nottingham Forest ainda frequentava a primeira divisão inglesa, o corte de cabelo do atacante era tão exótico que ele ganhou uma música: “Ele tem um abacaxi sobre a cabeça.”



3- Taribo West (Seleção da Nigéria) O defensor nigeriano ficou com a terceira posição porque manteve o corte excêntrico por praticamente toda a carreira, mesmo com todas as sátiras que ouviu durante o período. Herói ou louco?



2- Carlos Valderrama (Seleção da Colômbia) Mais famoso pela cabeleira do que pela bola que jogava, o estilo Valderrama de cabelo marcou a década de 90.



1- Ronaldo (Seleção Brasileira) Ele é um Fenômeno. Foi um dos grandes jogadores do Brasil em 2002, ajudando o país a conquista o penta. Mas as madeixas no estilo Cascão, da Turma da Mônica, até hoje provocam sorrisos em quem vê as fotos da época.