segunda-feira, 26 de outubro de 2009



A Nasa, agência espacial americana, divulgou nesta segunda-feira a imagem de um curioso fenômeno que ocorre na superfície de Marte: os redemoinhos de poeira, também conhecidos como diabos de poeira (dust devil, em inglês). Estes ventos em espiral formados pela convecção do ar em dias quentes escurecem o solo por onde passam, criando "desenhos" de vários formatos que contrastam com a poeira vermelha do planeta.

Segundo a Nasa, o fenômeno não é uma exclusividade de Marte e redemoinhos semelhantes também acontecem em áreas secas e desérticas da Terra. Normalmente, os diabos de poeira duram apenas alguns minutos e se tornam visíveis quando escurecem o terreno, deixando a areia abaixo do solo mais intacta.

A foto foi captada pelas câmeras em alta resolução da sonda espacial Mars Reconnaissance Orbiter.

Windows 7: Truques e dicas para aumentar sua produtividade

Um dos fatos notáveis do Windows 7 é seu rendimento e o ganho de produtividade que oferece aos seus usuários. Bastante superior ao Vista, seu sucessor dá um banho e traz algumas funções escondidas que podem melhorar ainda mais seu desempenho.

Uso expresso de janelas

Um de nossos recursos preferidos no Windows 7 é a forma que ele lida com as janelas. Os botões “minimizar”, “maximizar” e “restaurar” não são mais as únicas formas de trabalhar com as janelas.

Agora, o Windows 7 conta com bordas inteligentes. Arraste uma janela para uma das laterais do monitor e ela passará a ocupar 50% da tela. Fazendo o mesmo para cima, a janela será maximizada.

Estas funções podem ser, inclusive, acessadas do teclado. Com a janela ativa, segure a tecla Windows e pressione a seta direita ou esquerda, para redimensionar lateralmente; para cima, para maximizar, ou para baixo, para minimizar.

Não bastando isso, o 7 traz o Aero Shake, que permite clicar sobre a barra de título de uma janela e, mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado, chacoalhar para esconder todas as outras janelas abertas. O recurso pode ser “clonado” pelo teclado através da tecla de atalho Windows + Home.

Gadgets visíveis

Com o fim da Barra Lateral, os gadgets agora flutuam na Área de Trabalho. Mas, se antes bastava um clique sobre o ícone da barra lateral ao lado do relógio do Windows para mostrar os gadgets, como proceder agora?

A sequência Windows + G traz os gadgets para frente de todas as janelas. Ou então você pode pedir para ver sua área de trabalho com a sequência Windows + D ou clicando no canto direito da tela, ao lado do relógio, sobre o botão invisível Mostrar área de trabalho.

Barra de tarefas à moda antiga

Das versões anteriores para o Windows 7, a mudança visual mais radical ficou por conta da barra de tarefas. Mais espessa, mistura os ícones de início rápido ao dos programas abertos, mostra miniaturas das janelas dos aplicativos em funcionamento e também traz a data anexa ao relógio do sistema.

As vantagens da renovação da barra são inúmeras, mas se você não curtir é possível deixá-la semelhante às versões anteriores. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre a barra e escolha Propriedades. Na nova janela, marque a opção Usar ícones pequenos e em Botões da barra de tarefas escolha “Combinar quando a barra de tarefas estiver cheia”.

Acesso rápido aos programas mais usados

Se você usa sempre um programa específico, como o Windows Live Messenger, por exemplo, vai querer que ele seja inserido na barra de tarefas. Para isso, abra o programa e clique com o botão direito sobre seu ícone. Escolha a opção Fixar este programa na barra de tarefas.

Um jeito fácil de acessar os programas é usando a tecla de atalho Windows + número do programa, onde o número é a posição do ícone na barra.

Leia as letrinhas miúdas

Um programa traz letrinhas miúdas? Isso não é problema para o Windows 7. O sistema traz uma lupa que pode ser acessada facilmente através da sequência de teclas Windows + (aumentar) e Windows – (diminuir).

Mude o funcionamento do botão Desligar

No Vista o botão desligar era um fiasco: apenas colocava o computador para hibernar. Agora, o botão de fato desliga a máquina. Mas, se você prefere que o botão tenha outro uso, como dar logoff de sua máquina, por exemplo, pode mudar o funcionamento rapidamente.

Clique com o botão direito do mouse sobre o botão Desligar e escolha Propriedades. Na nova janela, mude a Ação do botão de energia e clique em Aplicar.

Bloqueie o acesso ao computador

Se você vai sair da sua máquina, não precisa desligá-la para que outras pessoas não se sentem ao seu computador. Basta bloquear a máquina com o comando Windows + L.

O fim da encheção do Controle de Conta de Usuário

Finalmente a Microsoft atendeu os usuários e mudou uma das funcionalidades mais irritantes do Windows Vista, o Controle de Conta de Usuário (ou na sigla, em inglês, UAC). Este recurso garantia que alterações não fossem feitas de forma automática, pedindo ao usuário que aprovasse uma a uma. A idéia era boa, mas o resultado era um sistema que perguntava o tempo todo o que fazer.

No Windows 7, digite Controle de Conta de Usuário no menu Iniciar do Windows 7 para acessar as configurações. Agora, em vez de “ligado” ou “desligado” o Windows oferece quatro níveis de proteção. Um mais poderoso, que funciona igualzinho ao do Vista, dois intermediários, e um para quem não tem medo, que não pede a autorização do usuário para nada.

Mantenha seu computador limpo como novo

Nada como um computador novo. Ele chega da loja brilhando, tudo impecável e limpinho. Mas o tempo vai passando, o que era branco vai virando cinza, o que era limpo, engordurado e pronto. A porcaria está formada.


Em dispositivos portáteis o problema parece ser ainda maior: a versatilidade destes aparelhos significa levar o aparelho para a cozinha na hora de testar uma nova receita, para a sala na hora de trabalho, para o quarto na hora de descanso e, por vezes, até para o banheiro, na hora daquela leitura solitária. Por mais cuidado que se tome, é inevitável: uma hora ele precisará de uma faxina.


Mas, não se desespere! Por mais encardido que o seu computador tenha ficado, é possível deixá-lo brilhando como novo, sem muito esforço.


Antes de tudo: guarde o álcool e todos os outros produtos de limpeza que você pegou. Produtos para limpeza pesada podem condenar de uma vez por todas os seus aparelhos. Muna-se com um estoque de panos de limpeza e flanelas novas e secas.
São muitas as empresas que oferecem, atualmente, produtos destinados à limpeza de computadores, conforme você pode conferir na caixinha "Aliados na hora da faxina". Contudo, além de panos, outro produto pode ser um ótimo aliado: aqueles lenços umedecidos. Além de dar conta da sujeira de bumbum de nenê, são belos companheiros para um computador mais limpinho.


Arrume uma mesa e, antes de começar a faxina, primeiro limpe sua superfície. Passe um pano seco para retirar toda poeira do local, caso contrário cabelos, fiapos e outros inimigos da limpeza podem atrapalhar sua tarefa.


Mesa limpa, pronta para receber o aparelho a ser limpo, desligue o equipamento. Se for um computador, remova todos os cabos. Se for um notebook, lembre-se também de retirar a bateria, para não correr o risco de tomar choques ou danificar o equipamento.



Marcas de dedo na tela

Monitores sofrem com as marcas de dedo, mas o problema é ainda maior para smartphones e laptops. O manuseio desses dispositivos é fatal para a tela, que em pouco tempo apresenta mais impressões digitais que corrimão da escadaria do metrô da Sé.


Tenha em mente que existem dois tipos de monitores: os mais antigos, de tubo, chamados de CRT; e os mais novos, fininhos, chamados de LCD. Por possuir um vidro protetor, o monitor CRT precisa de menos cuidados, mas o monitor LCD utiliza finas camadas de proteção. Para aliviar a pressão em sua limpeza, deite o monitor sobre a mesa.


Primeiro, passe um pano seco sobre o monitor, a fim de tirar o pó antes. Se você optou por um produto de limpeza específico para limpeza de telas, a dica principal é não aplicar o produto diretamente na tela, para evitar manchas. Aplique-o em um pano limpo e passe em movimentos contínuos sobre a tela.


Caso você queira fazer a limpeza sem produtos específicos, utilize um pano umedecido com água (pouca água, encharcar o pano vai danificar seu aparelho).



Depois de limpo, com pano umedecido ou produto específico para telas, passe uma parte seca e limpa do pano, secando por completo o dispositivo.



Teclas grudentas

A gordura dos dedos, os restos de biscoito e lanchinhos da tarde contribuem para transformar o teclado no item mais nojento e sujo de um computador usado com frequência.


Apesar de trabalhoso, o processo é simples. Com um lenço umedecido ou um pedaço de papel higiênico levemente umedecido, retire a sujeira das teclas uma a uma. Seja paciente. E lembre-se de que umedecido não é encharcado, a menos que você queira dar um fim ao seu teclado.


E não use nada abrasivo, caso contrário as letrinhas do seu teclado podem se apagar definitivamente.



Cases e gabinetes imundos

Não apenas as telas e teclados sofrem com a sujeira. Os cases dos laptops e os gabinetes dos computadores também saem prejudicados. Felizmente são partes que exigem menos cuidados e podem ser limpas mais rapidamente.


Em gabinetes de computadores de mesa praticamente todas as alternativas são válidas. Um pano umedecido com uma solução de um pouquinho de sabão e água pode fazer maravilhas. Tome cuidado com os vãos e com a frente do gabinete, para evitar que qualquer líquido entre no aparelho.




Em laptops, você pode utilizar lenços umedecidos. Retire um do pote e dobre-o. Espere alguns segundos para que a umidade evapore e então passe o lenço em movimentos circulares sobre a superfície suja.


Atenção: você pode até usar álcool, mas evite usar o álcool comum. Quando o assunto é equipamento eletrônico, a melhor solução a ser utilizada é a de álcool isopropílico (ou isopropanol), que contém menos de 1% de água em sua composição.
Uma vez limpo, seque com papel higiênico macio.



Os cabos esquecidos

Enquanto o mundo não se livra de vez dos cabos, eles também precisam ser limpos. Mas a boa notícia é que aqui realmente vale tudo. Estes componentes são emborrachados, então você pode usar esponja, sabão em pasta e até o temido Veja, proibido na limpeza de qualquer eletrônico.



Mantenha a limpeza

A poeira é um vilão indestrutível. Seus aparelhos vão ficar sujos, não importa o que você faça ou quanto você queira que fiquem limpos. Porém, há muito a ser feito para manter a limpeza por mais tempo.


A poeira não precisa se acumular a ponto de cobrir sua máquina. Passe um pano limpo regularmente sobre sua máquina, e leve sempre uma flanelinha limpa na mochila, como companhia de seu laptop. Depois do uso, passe o paninho sobre o aparelho.


A gordura no aparelho é mais simples de evitar. Lave as mãos antes de usar o computador. Evite tocar a tela e, principalmente, comer em frente ao aparelho ou levá-lo para a cozinha, mesmo que a tentação seja grande.


É uma boa manter a mesa em que usa o aparelho sempre limpa. E lembre-se de que mesmo que externa, a sujeira pode entrar nos dispositivos e causar um problema ainda maior, danificando componentes internos.



Produtos de limpeza específicos

Diversas opções estão disponíveis para auxiliar na limpeza de computadores. Grandes lojas de escritório, como a Kalunga, sites de vendas online (www.submarino.com.br, www.comprafacil.com.br e www.americanas.com) e até mesmo supermercados já dedicam parte de suas prateleiras para o asseio de computadores e eletrônicos.



Os mais comuns são sprays para a limpeza de monitores LCD. Dentre eles se destaca o iClean, um produto de preço um pouco mais elevado, mas que acompanha uma toalhinha de microfibra para deixar o monitor brilhando.


Opções mais baratas existem aos montes. A fabricante Radex, por exemplo, também vende sprays com flanelinhas para limpeza de monitores, bem como o produto Liquid Plastic, voltado para os teclados.


A Limplex é outra companhia que se dedica a produtos de limpeza a seco para eletrônicos, e grandes marcas como a Philips também possuem linhas dedicadas, capazes de lidar com sujeira no monitor e nos drives de leitura e gravação de CDs e DVDs.


Para os mais corajosos, ou os audazes testadores, existem ainda pastas genéricas. No centro do Rio de Janeiro, por exemplo, adquirimos uma pasta capaz de deixar o piso da calçada do Saara branquinho, branquinho, por alguns poucos reais. O potão da "UltraTek" promete limpar superfícies, computadores ou as novíssimas e utilizadíssimas máquinas de escrever. Em nossos testes, a pasta deixou o gabinete do computador com aparência invejável.


Fonte de informações: http://www.geek.com.br

Televisão agora em 3D

OSAKA, Japão (Reuters) - Você já viu assistiu a filmes em 3D. Mas e quanto à sua série favorita de televisão?

A Panasonic revelou na segunda-feira um televisor de alta definição e 50 polegadas, com tela de plasma e capacidade 3D, acompanhado por óculos especiais que fazem com que as imagens pareçam saltar da tela.

Em uma demonstração na sede da Panasonic, em Osaka, carros de Fórmula 1 pareciam correr entre os espectadores, e ginastas saltavam sobre o cavalo e faziam piruetas por uma passarela que parecia se estender em meio à audiência.



"Nós adotamos planos concretos para levar os primeiros aparelhos 3D às residências dos telespectadores. Eles não sairão decepcionados," disse Yoshiiku Miyata, o executivo encarregado de produtos audiovisuais na Panasonic.

Ele se recusou a comentar sobre a data exata de lançamento ou preço, afirmando que a empresa espera que os novos televisores estejam disponíveis nas lojas em 2010.

A tecnologia funciona porque ilude o cérebro a enxergar tridimensionalmente imagens que resultam do trabalho sincronizado entre os óculos e o televisor para gerar imagens em camada dupla e com velocidade duas vezes superior à de um televisor normal.

"Quando o televisor exibe a imagem esquerda, o obturador automático dos óculos bloqueia a vista direita, de modo que as pessoas podem ver apenas a imagem esquerda," explicou Keisuke Suetsugi, gerente de desenvolvimento de produtos audiovisuais de alta qualidade.

"E no momento seguinte, quando o televisor exibe a imagem direita, o obturador bloqueia a vista esquerda," acrescentou.



A empresa espera que o televisor de 50 polegadas, menor e mais adaptável ao uso caseiro, se torne uma escolha popular para home theaters, em comparação com o seu irmão maior, de 103 polegadas, lançado em outubro.

O novo modelo será exibido na feira de tecnologia CEATEC Japan, entre 6 e 10 de outubro.

A Panasonic anunciou em agosto que formará parceria com a Twentieth Century Fox e Lightstorm Entertainment na produção de "Avatar," o novo filme do premiado diretor James Cameron, que estreia nos cinemas em dezembro.

A maior rival do grupo, a Sony, anunciou no começo do mês que também pretende lançar televisores 3D em 2010.


Fonte de informações: Equipe Google.

Meteorito abre cratera de 20 m de diâmetro na Letônia

Moscou, 26 out. - Um meteorito caiu na noite deste domingo no norte da Letônia, abrindo uma cratera de 20 metros de diâmetro e dez de profundidade, informou hoje a agência oficial de notícias russa "RIA Novosti".





PUBLICIDADE


Segundo informações, o meteorito caiu em uma fazenda no arredores da localidade de Mazsalaca, junto à fronteira com a Estônia. Ninguém ficou ferido.


As autoridades locais, que inicialmente não sabiam se a cratera havia sido aberta por um meteorito ou pelo pedaço de um satélite artificial, isolaram o lugar em que o corpo celeste caiu.


"O mais provável é que se trate de um meteorito de ferro com um um diâmetro de aproximadamente um metro e uma massa de várias toneladas", disse à "RIA Novosti" Vladimir Svetsov, do Instituto de Dinâmica de Geosferas da Academia de Ciências da Rússia.



O cientista explicou que os meteoritos de rocha não chegam à superfície da Terra, já que se desintegram no contato com a atmosfera.


"Se o corpo celeste (que caiu na Letônia) fosse um satélite (artificial), este teria que ser de extrema solidez. Do contrário, teria se destruído no ar", acrescentou o especialista.


Svetsov destacou que meteoritos de um metro de diâmetro colidem com a Terra uma vez ao ano.


Fonte de informações: Equipe Google.